Lavanderia Hospitalar

Estrutura da Baurulav Estrutura da Baurulav Estrutura da Baurulav

Lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas às unidades do hospital.

O objetivo final do serviço de lavanderia hospitalar é transformar, em quantidade estabelecida, no tempo adequado e com segurança, a roupa suja e contaminada em roupa higienizada. De fato, as roupas não precisam estar estéreis ao final do processo, e sim estar higienicamente limpas: livres da quantidade de microrganismos patogênicos que pudesse causar doença humana.

A lavanderia hospitalar coloca-se dentro da estrutura de um hospital como uma prestadora de serviços, ou um setor de apoio. Ela pode não pertencer à área física ou à estrutura administrativa do hospital. Estudos norte-americanos publicados em 1992 e 1993 mostram uma tendência à terceirização desse serviço, com até 50% das instituições optando por este sistema externo.

Em qualquer uma dessas situações, a posição da lavanderia deve ser vista por dois lados: prestadora de serviços e cliente de seus próprios usuários. Esta percepção ajuda-nos a definir os objetivos desse serviço em relação ao seu produto final – roupa higienizada - , determinando os procedimentos a serem realizados, materiais a serem empregados, tipos de máquinas necessárias, área física e recursos humanos adequados. Por outro lado, a roupa a ser recebida também deve ter algumas características, que serão atingidas de acordo com sua forma de utilização, coleta, embalagem, identificação e transporte até a lavanderia.

Devem haver linhas de comunicação claras e diretas entre os setores e a lavanderia hospitalar, assim como destes com o serviço de controle de infecções hospitalares, no que se refere à qualidade e à quantidade das roupas e das precauções a serem utilizadas durante a execução dos processos considerados anteriormente.

Além disso, procedimentos apropriados são necessários para minimizar o risco de irritação da pele ou de doenças relacionadas à exposição a produtos químicos usados no processo de lavagem.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça melhor a Baurulav.

Lógica Ideal - Design, Sites e Sistemas

Todos os direitos reservados © 2011
Rua Mário Odria, nº. 1-71, Cep 17054-668 - Bauru-SP
Fone/Fax: (14) 3236-1013